Certificado

Bancos analisaram 31 projetos no TECH NORDESTE

18 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
De acordo com a visão dos bancos, muitos trabalhos apresentados são viáveis, agregam valor aos produtos finais e ajudam no controle de custo.

De acordo com a visão dos bancos, muitos trabalhos apresentados são viáveis, agregam valor aos produtos finais e ajudam no controle de custo.

Os trabalhos foram selecionados por meio de edital da Fapema e analisados para possível financiamento; alguns conseguiram passar para a fase de negociação.

São Luís – O Sebrae em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa) realizou uma rodada de apresentação e projetos para possível financiamento durante o TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis que aconteceu até sexta-feira, 18, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Ao todo foram apresentados 31 projetos de dez instituições de ensino e de três pesquisadores independentes em seis área de conhecimento – Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias. Os projetos foram selecionados dentro dos editais Fapema n.º25/2016 e n.º 26/2016 que, respectivamente, apresentaram trabalhos sustentáveis e de Propriedade Industrial.

O requisito para a participação na Rodada de Apresentação de Projetos era que todos os trabalhos deveriam versar sobre soluções aplicáveis relacionadas aos cinco eixos temáticos discutidos durante o TECH NORDESTE – Mobilidade no Estado do Maranhão, Recursos Hídricos, Energia Limpa, Resíduos e Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disso, os projetos deveriam atender a demandas de governos e mercado.

Avaliação
Para um dos avaliadores, Danilo Batista, gerente de mercado da Superintendência do Banco do Brasil no Maranhão, o resultado da rodada de apresentação de projetos foi surpreendente. “Muitos trabalhos apresentados são viáveis, agregam valor aos produtos finais e ajudam no controle de custo”, analisou.

O pesquisador do Instituto de Ensino Superior Franciscano, Fernando Fernandes, que desenvolveu um software de gerenciamento para micro e pequenas empresas, afirmou que a experiência adquirida no evento foi esclarecedora. “Muitos de nós, pesquisadores, focamos na ideia e não na estruturação do negócio que pode surgir dela. A experiência serviu para fomentar a interação, principalmente no contato com agentes financeiros e apontar pontos de melhoria”, comentou.

Parte dos projetos apresentados e analisados seguirão, agora, para análise mais profunda nos bancos e Fapema, onde serão observadas as possibilidades de obtenção de financiamento para o desenvolvimento dos mesmos.

Sobre o evento
O TECH Nordeste teve como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, foram 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O TECH NORDESTE contou com o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter