Certificado

Centro Sebrae de Sustentabilidade apresenta case no TECH NORDESTE

29 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
As práticas e condutas do CSS foram apresentadas no evento pela analista do Sebrae Mato Grosso, Luanna Duarte.

As práticas e condutas do CSS foram apresentadas no evento pela analista do Sebrae Mato Grosso, Luanna Duarte.

O espaço visa a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios, considerando as diferentes realidades dos empresários brasileiros.

Com o intuito de disseminar e incentivar o empreendedorismo sustentável, o Sebrae apresentou durante o TECJH NORDESTE o projeto do prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), unidade de referência nacional sobre o tema. O Fórum de Ciência, Tecnologia

e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, sendo um espaço referencial de conhecimentos para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

O CSS foi inaugurado em 2010, em Cuiabá (MT), com objetivo de gerar e disseminar ideias e conhecimentos relacionados à sustentabilidade para aplicá-los aos pequenos negócios, mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, fornecendo, ainda, conteúdos qualificados que apoiam o atendimento do Sistema Sebrae em todos os Estados.

Para cumprir seu propósito, o CSS considera as diferentes realidades dos empresários brasileiros – tais como setores e segmentos de atuação, região e potencial impacto ao meio ambiente, para que possa efetivar as ações e publicações segmentadas. Tudo disponibilizado gratuitamente ao público interessado.

O prédio do CSS foi projetado com inspiração nas habitações indígenas, inserindo técnicas e conceito de arquitetura sustentável. “A missão da unidade é cumprida desde a estrutura, referência no tema por sua construção ambiental, social e economicamente responsável”, destacou a analista do Sebrae-MT, Luanna Duarte, comentando que, por conta do projeto, o consumo de energia do CSS é bastante reduzido.

O Centro Sebrae de Sustentabilidade também revela os passos necessários para se adotar, na prática, medidas mais sustentáveis por meio de tecnologias simples que permitem conforto térmico e cuidado ao ambiente. Iluminação 100% natural com brises e luminárias solares, espaços abertos para ventilação pura, aproveitamento de água pluvial e preservação da vegetação nativa estão entre os processos que tornaram o prédio totalmente sustentável. Destaque, ainda, para as miniusinas de geração de energia fotovoltaica, implantadas esse ano.

“Essas condutas renderam ao Centro Sebrae de Sustentabilidade o selo Procel Edifica, por suas práticas favoráveis de eficiência energética e, mais recentemente, a certificação internacional Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) – categoria Breeam In-Use, em nível Excellent –, que atesta o desempenho ambiental de edificações como sendo benéfico ao meio ambiente”, informou a analista.

Para o estudante de pós-graduação em Ciências da Computação da Universidade Estadual do Maranhão, que participou da palestra, é importante saber e conhecer que temos projetos como esse no Brasil. “Fiquei orgulhoso de conhecer mais profundamente como funciona o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, e mais ainda, por acreditar que isso é um grande incentivo para que as empresas invistam no empreendedorismo sustentável fazendo com que a gente viva melhor no mundo”, comentou.

Sobre o evento
No total, o TECH NORDESTE realizou 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentraram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O evento teve o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter