Certificado

Inovação ao alcance dos pequenos negócios

18 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Célio Cabral, do Sebrae Nacional, destacou que o quesito mercado tem que estar envolvido em qualquer prática empresarial que se pretenda ser inovadora.

Célio Cabral, do Sebrae Nacional, destacou que o quesito mercado tem que estar envolvido em qualquer prática empresarial que se pretenda ser inovadora.

Palestra ministrada durante o TECH NORDESTE mostrou exemplos de empresas que adotam práticas simples de inovação e conquistam espaços diferenciados no mercado.

Desmistificar o conceito de inovação, mostrando que ideias práticas estão ao alcance de todo e qualquer pequeno negócio foi o recado dado pelo gerente de Inovações e Tecnologias Sustentáveis do Sebrae Nacional, Célio Cabral, que ministrou palestra durante o primeiro dia do TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste. O evento acontece até sexta-feira, 18, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

O palestrante apresentou o conceito mais amplo de inovação trabalhado pelo Sebrae, instituição que tem contribuído para que que os pequenos negócios dotem práticas inovadoras em suas atividades.

“O Sebrae tem atuado para desmistificar o conceito de que inovação está ligada apenas a tecnologia. Inovação pode ser um produto, processo, serviço, mercado, organização e até mesmo o pensar aquilo que já existe de forma diferente”, destacou Cabral, apresentando alguns programas do Sebrae voltados para a inovação dos pequenos negócios, como Programa Agente Local de Inovação (ALI), Sebraetec, Programa de Inovação nos Pequenos Negócios, InovAtiva, Indicações Geográficas, dentre outros.

Na ocasião, o público conheceu história de alguns empreendedores que conseguiram, de maneira simples, alcançar destaque no mercado, como o caso de sucesso do Valdir Novak, um pipoqueiro em Curitiba, que tem sido um exemplo de empreendedorismo popular e que, além de ter sucesso em seu negócio, se tornou um palestrante de renome nacional.

Modismos
Durante sua apresentação, Cabral também enfatizou a importância do empreendedor diferenciar uma ideia inovadora de um modismo, ou seja, aquela que não tem mercado disponível e, consequentemente, não gera nenhum lucro a empresa.

“Esses são os chamados Riscos do Modismo e eles devem ser evitados. O empresário precisa ter em mente que a inovação pode ter dois vieses: ou é interna, para redução de gastos na empresa ou é externa, para agregar valor aos produtos. Se não há o quesito mercado envolvido, não se tem inovação”, complementou Cabral.
Para Matheus Abreu, empresário de uma microempresa do setor logístico, conhecer práticas simples de inovação, que levam 0pequenos negócios a crescer, foi algo extremamente importante para que pudesse se ver dentro dessa realidade. “É bom saber que não precisamos de grandes ideias para termos bons resultados e, sim, ter a ideia certa e focar nela”, disse.

Sobre o evento
O TECH Nordeste tem como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, o evento terá 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O evento tem o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter