Certificado

Produtividade no campo será favorecida com mais assistência técnica, diz Embrapa

1 de dezembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Para Valdemício Ferreira, da Embrapa, a agricultura irrigada é uma tecnologia que precisa de maior difusão entre os empreendedores rurais do Nordeste.

Para Valdemício Ferreira, da Embrapa, a agricultura irrigada é uma tecnologia que precisa de maior difusão entre os empreendedores rurais do Nordeste.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária acredita que a incidência de tecnologias aumentará a produtividade e lucratividade do empreendedor rural no Nordeste.  

Para orientar sobre as principais tecnologias de irrigação aplicáveis na agricultura e sua utilização com vista à uma maior produtividade no campo, a temática rural esteve presente nas discussões da primeira edição do TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste, evento realizado na última semana, em São Luís, sob a promoção do Sebrae no Maranhão, Sistema Sebrae Nordeste e parceiros institucionais.

Na palestra “Tecnologias de irrigação, uso e aproveitamento de água na agricultura irrigada”, por exemplo, o pesquisador da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa, discorreu sobre a importância da irrigação para produção agrícola, práticas produtivas e formas de aplicação de tecnologias que garantam cultivo saudável, isento de pragas ou doenças.

“O uso da agricultura irrigada tornou-se necessidade diante do crescimento da população planetária. As safras e ciclos de produção atuais precisam ser planejados para atender a muito mais gente que há dez anos. A perspectiva é que, até 2025, 68% da alimentação do planeta seja fruto de agricultura irrigada e essa realidade irreversível precisa ser difundida e compartilhada no Nordeste”, defendeu o pesquisador.

Para o TECH NORDESTE, a Embrapa levou as principais tecnologias voltadas para a utilização e aproveitamento da água na agricultura. No Maranhão, especificamente, a área irrigada ainda é pequena, manejo deficitário, nossos produtores ainda desconhecem muitas tecnologias.

“Mas temos boas expectativas para os próximos anos. A área de extensão do Maranhão é grande, comparada a outros estados, porém necessitamos de mais assistência técnica para levar esses conhecimentos diretamente aos produtores, para que sua produção repercuta bem, aumente a lucratividade e, consequentemente, a qualidade de vida de sua família”, analisou Valdemício Ferreira.

Dentre as tecnologias acessíveis, foram destacados os sistemas de irrigação por gotejamento, onde a aplicação da água acontece de forma pontual; o método de manejo em que a quantidade de aplicação varia conforme a planta da propriedade, com auxílio de equipamentos, dentre outros.

Ferreira informou que a irrigação que utiliza o uso e reaproveitamento da água, aplicando-se corretamente a quantidade, condução, sistema utilizado e horário determinado garantem ao produtor rural melhorias na produtividade, alimentos e outros meio de consumo mais saudáveis, assim como boas vendas e lucratividade satisfatória, evitando-se os prejuízos.

Sobre o evento
O TECH Nordeste teve como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

O evento contou com o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter