Certificado

Propriedade intelectual debatida no segundo dia do TECH NORDESTE

18 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Palestra sobre propriedade Intelectual explicou os processos de proteção de produtos que as empresas devem seguir para proteger suas criações.

Palestra sobre propriedade Intelectual explicou os processos de proteção de produtos que as empresas devem seguir para proteger suas criações.

Palestra realizada no Fórum destacou patentes, marcas industriais, direitos autorais e programas de computador, destacando sua importância no âmbito empresarial.

A propriedade intelectual é uma ferramenta que pode prejudicar ou alavancar uma empresa, dependendo do uso que se faz dela. Para explicar os mecanismos de proteção dessa ferramenta, diferenças, aplicabilidade e cada uma de suas funções, o TECH NORDESTE trouxe para seu ciclo de programação, uma palestra específica para trabalhar com a temática. O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste acontece até esta sexta-feira, 18, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

A palestra “Propriedade Intelectual e seus mecanismos para empresas” empresários, estudantes e demais profissionais sobre as formas de proteção das propriedades e finalidades no mercado. A palestra foi ministrada pelo representante do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Eduardo Winter.

Na palestra, foram abordados temas como patentes, marcas industriais, direitos autorais e programas de computador; importantes e diferentes mecanismos que garantem a competitividade dos empresários que fazem uso dos ativos, além da importância das empresas patentearem suas marcas ao criarem novos produtos, para proteger seus direitos, garantir competitividade sobre os outros concorrentes e gerar estímulo em relação a marca criada.

“Empresas que criam, consegue solucionar problemas ao mostrar novos produtos, ao mesmo tempo devem se proteger com as patentes, garantir a proteção de direito de que a empresa a fez. Isso também gera valor no mercado, mostra que é uma empresa diferenciada, passa ao consumidor que está preocupada com a melhoria de seu produto e serviço, além de virar uma possibilidade para os concorrentes copiarem o que deu certo. Muitos empreendedores desconhecem as propriedades intelectuais, isso ainda é pouco disseminado, nosso papel no fórum foi trazer essas informações contextualizadas”, explicou Winter.

Para o acadêmico de Engenharia Elétrica, Lucas Nascimento Mendonça, a palestra foi edificante porque trouxe informações atualizadas sobre a proteção de dados e produtos em estágio de produção inicial. “Aprendi os mecanismos que devo seguir para proteger o que eu for desenvolver. São muitos detalhes que, fazendo o uso incorreto, pode gerar efeitos não esperados, simplesmente pela falta de conhecimento. É isso que vim buscar no TECH NORDESTE, ideias novas para fazer a diferença quando estiver no mercado”, informou.

Sobre o evento
O TECH Nordeste tem como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, o evento terá 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O evento tem o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter