Certificado

TECH NORDESTE: Sebrae e Embrapa articulam parceria

18 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
A parceria prevê identificação de cadeias produtivas em cada estado para que as duas instituições atuem em conjunto com suas respectivas expertises e ajudem a promover o desenvolvimento da produção regional.

A parceria prevê identificação de cadeias produtivas em cada estado para que as duas instituições atuem em conjunto com suas respectivas expertises e ajudem a promover o desenvolvimento da produção regional.

A parceria pode beneficiar mais de 2 milhões de produtores rurais nordestinos. A proposta é disseminar a tecnologia gerada pela estatal em programas rurais do Sebrae 

 

São Luís – O TECH NORDESTE tem potencial de gerar resultados para os mais de 2 milhões de produtores rurais de micro e pequeno porte nordestinos. Isso porque o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão articulando uma parceria em nível regional, com foco no atendimento dos pequenos negócios rurais com o objetivo de aplicar a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da estatal.

A costura começou a ser feita durante a reunião da Associação Brasileira de Dirigentes dos Sebrae Estaduais (Abase) do Nordeste, um dos eventos paralelos da primeira edição do TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento Região Nordeste, que está acontecendo no Centro Convenções Pedro Neiva de Santana, até esta sexta-feira (18).

“Há uma experiência muito boa no relacionamento entre as duas instituições aqui no Maranhão que já rendeu bons frutos. O que queremos é aproveitar a sinergia que existe entre os Sebrae no Nordeste e os oito escritórios da Embrapa na região para garantir bons resultados para os pequenos negócios rurais”, comentou o diretor da Abase Nordeste e diretor técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos.

Como forma de garantir a continuidade das conversações entre as duas instituições, o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais; a chefe da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça; o coordenador de Soluções Empresariais do Sebrae, Mauro Borralho e o pesquisador da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Souza, foram apontados como interlocutores desta articulação.

“A expectativa é aliar a expertise da Embrapa e a capilaridade do Sebrae na região Nordeste para termos uma atuação conjunta que se transforme em grandes resultados para o desenvolvimento regional. A experiência do Maranhão mostra que podemos colher bons frutos”, comentou Maria de Lourdes Mendonça.

Apresentação

Antes da decisão de articular a parceria, os representantes das oito unidades da Embrapa no Nordeste apresentaram produtos tecnológicos desenvolvidos pela estatal na região. Ao todo, foram 48 produtos em cultivares, tecnologias sociais, máquinas e implementos agrícolas, tecnologias agropecuárias e processos agroindustriais.

Um dos destaques apresentados foram as variedades de feijão caupi, apontado como um cultivar com grande potencial. “Este é um feijão com demanda de exportação. A Índia já demonstrou interesse em comprar o excedente nacional e pode se tornar uma commodity encomendada e um supernegócio no Maranhão e Piauí. Esta cultivar tem elevada produtividade”, disse a chefe da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça.

A partir das informações mostradas pelos representantes da Embrapa, os diretores dos Sebrae no Nordeste vão levantar cenários onde será possível atuar em conjunto. “Vamos identificar sugestões de cadeias produtivas em cada estado para ver o que temos em comum. No TECH NORDESTE, estamos construindo uma conexão entre o Sebrae e a Embrapa o que por si só já é um grande resultado”, finalizou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais.

Sobre o evento 

O TECH Nordeste acontece até esta sexta-feira, 18, sempre das 14h às 21h, nas dependências do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, tendo como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, o evento terá 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O evento é realizado pelo Sebrae no Maranhão e Sistema Sebrae Nordeste, com apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

 

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter