Certificado

Startups maranhenses recebem avaliação do negócio de investidores anjos nacionais

1 de dezembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Oito startups maranhenses participaram do Investor Day, que teve o Dia da Demonstração (DemoDay) como ação culminante.

Oito startups maranhenses participaram do Investor Day, que teve o Dia da Demonstração (DemoDay) como ação culminante.

Ação integrou programação da primeira edição do TECH NORDESTE e revelou empresas inovadoras com potencial para ganhar projeção nacional e internacional, caso recebam injeção de recursos. 

O capital, a criatividade e a inovação tiveram um encontro promissor na primeira edição do Investor Day, uma programação paralela do TECH NORDESTE 2016 – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste, realizado recentemente em São Luís, numa promoção do Sebrae no Maranhão, Sistema Nordeste e parceiros institucionais. Com a participação de oito startups maranhenses e quatro investidores anjos a procura de um bom negócio para injetar recursos, o resultado foi considerado excelente e as empresas locais que ganharam a competição podem ter um crescimento significativo, caso façam os ajustes necessários para receber os investimentos.

“Acreditamos na força do empreendedorismo brasileiro, da inovação como forma de facilitar processos, resolver problemas e mudar a vida das pessoas”, enfatizou João Kepler, um dos investidores anjos convidados para o Investor Day, juntamente com Caio Camargo, Evanilson Lima e o maranhense, Rodrigo Marques.

Durante o Investor Day aconteceu o DemoDay (Dia de Demonstrações), onde cada startup teve quatro minutos para apresentar seu projeto, informar o valor do investimento necessário, qual probabilidade de ganho e mais seis minutos para responderem os questionamentos dos investidores. Da área de beleza a delivery de água, passando pela gestão de processos, as startups “venderam seu peixe” e tiveram feedbacks significativos da banca de avaliadores.

A startup vencedora foi a Infortask, seguida pela Super Negócio. Super Cliente’ e Bloop delivery de água, que ficou em 3º lugar. A BookCasting, Eco Brasiol, GuioU, Ifindi.click e Nexon Labs também realizaram pitchs (apresentação relâmpago) aos investidores.

“Estamos em um momento incrível e vencer o DemoDay mostra que o caminho que tomamos é o acertado. A principal mensagem é que temos destacado o Maranhão no mapa das startups do Brasil, ganhando a confiança que precisamos para mostrar que aqui também tem um ecossistema de inovação forte”, declarou o founder da Infortak, Rômulo Martins, comemorando a vitória.

Para o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, o objetivo do Investor Day e do DemoDay era de dar início às mudanças no cenário local, onde muitas startups ainda precisam sair do estado para conseguir investimentos. “Buscamos otimizar o tempo desses empreendedores, trazendo para cá os investidores em potencial para que fornecem o capital necessário e esses negócios possam nascer e crescer com sustentabilidade”.

Morais também informou que o evento foi uma oportunidade para startups selecionadas, empresários locais e público em geral. “É importante ressaltar que é a primeira vez que realizamos esse tipo de evento aqui no Maranhão e acredito que tenha sido uma forma de aprendizado e experiência para eles”, afirmou o dirigente do Sebrae.

As startups que participaram do Investor Day ainda puderam conferir duas Short Talks com os temas: “Startup de Varejo: Onde estão as oportunidades de hoje?”, com o investidor anjo Caio Camargo e, “O que os Fundos de Venture Capital buscam nos empreendedores?”, com o investidor anjo Evanilson Lima.

Sobre o evento
O TECH Nordeste teve como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, foram 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows. O evento teve o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

O time de investidores anjos nacionais que formaram a banca avaliativa: João Kepler, Caio Camargo, Evanilson Lima.

O time de investidores anjos nacionais que formaram a banca avaliativa: João Kepler, Caio Camargo, Evanilson Lima.

Dicas dos investidores nacionais

Durante o Investor Day, João Kepler, Caio Camargo e Evanilson Lima deram dicas fundamentais para as startups e potenciais empreendedores nesse segmento de negócio quando da realização de suas apresentações para potenciais investidores.

Segundo eles o pitch é uma etapa que precisa ser bem preparada, pois além de ser crítica para o entendimento da oportunidade junto aos investidores, demonstra da capacidade de comunicação do empreendedor, habilidade que deve ser vista como fundamental para atuação em qualquer segmento de negócio.

Antes de iniciar a busca de investidores, deve-se conhecer bem o mercado de atuação, visitar clientes potenciais, conversar com pessoas que já atuem no mercado e levantar informações sobre concorrentes. Ao mesmo tempo, o empreendedor precisa elaborar um protótipo ou prova de conceito do produto ou serviço para facilitar entendimento e demonstrar a sua capacidade de execução e, por fim, planejar as principais etapas de desenvolvimento do seu negócio.

“Apesar de ser uma apresentação curta, pela necessidade de se conseguir conquistar a atenção do investidor é um desafio, o pitch deve concentrar a essência do negócio, a quem ele se destina, que soluções traz e quais benefícios oportuniza para quem faz uso de seus produtos e/ou serviços, quais os diferenciais e o potencial econômico. É isso que irá atrair o olhar do investidor, assim como o sumário executivo, contendo as informações básica do modelo de negócio em uma ou duas páginas e a apresentação em si, onde analisamos a postura e a habilidade de comunicação do empreendedor”, indica Kepler, reconhecido como um dos palestrantes mais sintonizados em Inovação e Convergência Digital no Brasil, especialista em e-commerce, marketing, empreendedorismo e vendas; investidor anjo, com participação em mais de 40 startups e líder do Núcleo Nordeste da Anjos do Brasil.

 

O CEO da Infortask, Rômulo Martins, apresentou a startup e ganhou o primeiro lugar do Investor Day.

O founder da Infortask, Rômulo Martins, apresentou a startup e ganhou o primeiro lugar do Investor Day.

As campeãs

A Infortask, que levou o primeiro lugar no Demoday, é uma startup de solução online para pequenas e médias empresas gerenciarem atividades do seu dia a dia da empresa, com versão para aplicativos em iOS e Androide. Já possui em seu cadastro mais de 2.000 empresas no Brasil e mais de 5.000 usuários. Recentemente, atingiu a marca de 100.000 atividades gerenciadas através do sistema e clientes espalhados por todo o país.

A Super Negócio. Super Cliente é uma plataforma de sistema colaborativo que conecta empreendedores a clientes, onde estes têm acesso a descontos em suas lojas preferidas e ajuda os amigos a encontrarem os melhores produtos e serviços. Com baixo custo de investimento, a promessa da startup é de crescimento rápido de sua carteira de clientes e faturamento.

Já a Bloop Delivery de Água desenvolveu um aplicativo para o cliente solicitar água. O Aplicativo promete simplificar os pedidos, oferecendo muitas vantagens, como o acúmulo de créditos para compras futuras. A startup solicitou R$ 167 mil para investimentos em Marketing e pessoal.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter