Certificado

TECH NORDESTE debaterá inovação, tecnologia e sustentabilidade em 5 eixos temáticos

21 de outubro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Promovido pelo Sistema Sebrae na Região Nordeste o evento terá cinco eixos temáticos: Mobilidade no Estado do Maranhão; Recursos Hídricos; Energia Limpa; TIC e Resíduos.

 

São Luís – Com a proposta de criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na Região Nordeste, o sistema Sebrae da região Nordeste realiza de 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a 1ª edição do TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Região.

Temas importantes que englobam ciência, tecnologia e inovação estão sendo propostos, com objetivo de construir conteúdos qualitativos de soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina como um todo. “É um grande evento que está sendo pensado para analisar e dar respostas práticas a questões que são comuns aos empreendedores nordestinos que atuam nas áreas de tecnologia, inovação e sustentabilidade. É um evento científico, mas com foco no mercado”, explica o diretor-superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

A programação está sendo construída baseada nos cinco eixos-temáticos, que foram definidos como norteadores do TECH NORDESTE. A ênfase é a inovação como forma de trazer soluções sustentáveis a partir dos cinco eixos temáticos que irão ser abordados: Mobilidade no Estado do Maranhão; Recursos Hídricos; Energia Limpa; Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e Resíduos.

“Os eixos-temáticos foram definidos em uma etapa local e outra regional. Na primeira, realizamos um fórum interinstitucional com a participação de várias instituições pública e privadas. Na segunda, reunimos e avaliamos com interlocutores do Sebrae nos demais estados nordestinos os eixos que poderiam discutir os cenários comuns a toda a região”, acrescentou José Ribamar Morais, que idealizou o projeto Tech Nordeste.

 

joao-martins_jose-morais
FOTO: UMC/SEBRAE / O diretor superintendente do Sebrae, João Martins (esq), e o diretor técnico, José Morais, estão à frente da organização da 1ª edição do TECH NORDESTE, que acontecerá em São Luís, entre 16 e 18 de Novembro

 

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins com as discussões e todo conhecimento acumulado durante o evento, o TECH NORDESTE deve gerar um documento com proposições de várias políticas públicas para a região.

“Estamos trabalhando para que o fórum possa expressar o compromisso de todos os estados e instituições envolvidas com as questões levantadas. O objetivo é proporcionar um espaço livre para debater e aprimorar o debate sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade, tudo isso de forma viável e com aplicação prática. Além de criar uma agenda para dinamizar os encaminhamentos a respeito das propostas de políticas públicas que serão construídas durante o TECH NORDESTE”, relatou o superintendente.

QUADRO

Os eixos temáticos do Tech Nordeste

Energia limpa

A definição deste tema como eixo temático está em convergência com as potencialidades, que a região Nordeste possui para geração de energia limpa principalmente, quando a fonte é o sol ou o vento.

Outro fator que motivou a escolha deste tema foi a sustentabilidade, desenvolvimento da região e a preocupação com o meio ambiente uma vez, que as fontes geradoras não são agressivas além do que, a energia gerada a partir do sol e do vento, poderão beneficiar o setor produtivo, principalmente os pequenos negócios, pelo aspecto que estas tendem a baratear ao longo do tempo.

Mobilidade

A discussão de mobilidade e suas logísticas como eixo temático do TECH NORDESTE deu-se pela importância que o tema tem para o desenvolvimento do estado e região. Possibilitar a capacidade de locomoção de pessoas e escoamento de produção é fundamental para a viabilidade do desenvolvimento e sustentabilidade do Maranhão, por exemplo.

Recursos hídricos

O Maranhão e demais estados do Nordeste precisam desenvolver um eficaz modelo de gestão dos recursos hídricos, que objetivem a garantia da sustentabilidade e o desenvolvimento do estado e da região.

Resíduos

A ação poluente recorrente das atividades humanas agridem de forma acentuada as fontes hídricas, esse foi um dos motivos do Sebrae e parceiros escolherem o tema, pois o tratamento dos resíduos gera benefício ao meio ambiente e cria oportunidade de negócios.

TIC

Por ser hoje uma ferramenta fundamental no mundo globalizado e conectado, além de ser uma indústria não poluente e estar interligada com toda a cadeia produtiva da sociedade humana, o tema foi escolhido para ser debatido durante o Fórum.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter