Certificado

TECH NORDESTE destaca consumo consciente no ambiente empresarial

18 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
A analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Luanna Duarte, ressaltou que os desafios das empresas nas próximas décadas será a de colaborar para a solução de problemas globais.

A analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Luanna Duarte, ressaltou que os desafios das empresas nas próximas décadas será a de colaborar para a solução de problemas globais.

Fórum abordou em palestras, as boas práticas de consumo sustentável e utilização adequada de água nas empresas.

Promoção de um espaço empresarial mais saudável que gere produção e consumo sustentáveis, estiveram em debate no primeiro dia da programação de palestras do TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste, que acontece até esta sexta-feira, 18, sempre das 14h às 21h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Na palestra Mercado e Consumo Consciente ministrada pela analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Luanna Duarte, a orientação foi para empresários, estudantes e participantes em geral do Fórum sobre as maneiras eficientes que as empresas devem adotar para se tornarem mais sustentáveis, inovadores e gerar melhores resultados para colaboradores e seu público externo em geral.

“As empresas modernas, preocupadas com o meio ambiente, devem procurar implementar práticas sustentáveis, criar, inovar e produzir. Buscar padrões de consumo mais responsáveis. Essas empresas serão nas próximas décadas, capazes de converter desafios em oportunidades, formulando estratégias de negócios que potencializem sua competitividade e contribuam para a solução dos problemas globais”, explicou Luanna Duarte.

Dentre as dicas e ações que levam para esse consumo consciente, a analista destacou que “o durável deve ser mais que o descartável, a produção local mais que a global, o aproveitamento integral maior que o desperdício, a filosofia de vida saudável
impressa em produtos e na forma de viver de cada um, assim como o virtual em favor do material, a suficiência superando os excessos e a cooperação para a sustentabilidade sendo maior que a competição”.

Para o engenheiro eletricista de Cuiabá, Claudio Marino Silva, que veio participar do Fórum, as palestras foram esclarecedoras por mostrar como as empresas devem se tornar mais saudáveis. “No cotidiano, lido com essas questões de práticas sustentáveis como a energia solar, que é o nosso diferencial na região em termos de energia limpa. Palestras como essa são importantes porque esclarecem e apresentam práticas simples que podemos fazer no ambiente de trabalho para melhorar os resultados e que muitas vezes desconhecemos ou não prestamos atenção na diferença que podem gerar no resultado final”, comentou.

Valor da água para os negócios
No mesmo contexto das práticas de consumo eficientes, outra abordagem no TECH NORDESTE destacou a importância do uso adequado da água nos negócios e como sua utilização apropriada pode otimizar o resultado saudável dos produtos. No Brasil, somente a agricultura é responsável por 75% do consumo de água, através da atividade de irrigação por gotejamento, que aproveita também a área solar natural no processo final da produção.

Os participantes da palestra foram alertados para medidas econômicas no uso da água que geram resultados positivos e ao mesmo tempo sustentáveis nos negócios, com demonstrações práticas.

A água trata-se de um recurso natural, social, ambiental e limitado de valor econômico. É insumo para empresas de todos os portes e segmentos: na produção da manteiga consumida diariamente, por exemplo, faz-se necessário pelo menos 18 litros de água para cada quilo do produto.

“Fiquei entusiasmada sobre as possibilidades de utilização da água. Como empreendedora tenho sempre que pensar práticas mais saudáveis na empresa, seja no consumo diário interno ou utilização nas práticas de negócios”, comenta a empreendedora de Açailândia, Geovana Barros, que veio buscar no TECH NORDESTE ideias e práticas inovadoras para aplicar em seus negócios, comercialização de roupas e artigos para presentes.

Sobre o evento
O TECH Nordeste tem como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, o evento terá 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O evento tem o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter