Certificado

TECH NORDESTE tem mostra com 17 trabalhos de propriedade industrial

16 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
O estudante de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, Josenildo dos Cruz, apresenta no evento um equipamento para oxigenação e filtragem de tanques para piscicultura.

 O estudante de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras,        Josenildo dos Cruz, apresenta no evento um equipamento para oxigenação e filtragem de tanques para piscicultura.

Os trabalhos expostos são projetos com propriedade industrial e propostas de produtos e protótipos desenvolvidos em sete instituições de ensino.

São Luís – Um dos 61 eventos que compõe a programação técnica do 1º TECH NORDESTE é a apresentação de 17 trabalhos de propriedade intelectual selecionados no edital Fapema nº 26/2016, cujo resultado foi divulgado no último dia 8 de novembro. Ao todo, serão quatro trabalhos em Ciências Agrárias, cinco em Ciências da Saúde, dois de Ciências Biológicas e seis em Ciências da Exatas.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos em sete Instituições de Ensino Superior (IES) e instituições da área técnica: Universidades Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema), Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), Faculdade Pitágoras, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA).

A apresentação dos trabalhos teve início logo na abertura da programação do Fórum, às 14h, na Sala Hedy Lamarr, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Uma segunda rodada de apresentações acontecerá no segundo dia do TECH NORDESTE, no mesmo local.

Projetos
Um dos trabalhos de propriedade industrial expostos foi desenvolvido pelo estudante de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, Josenildo dos Santos Cruz, com orientação do professor Patrício Filho. Ele trouxe para o TEH NORDESTE um equipamento para oxigenação e filtragem de tanques para piscicultura.

“Tive a ideia ao visitar projetos de criação de peixes na Baixada Maranhense. Quis fazer algo de tecnologia simples que pudesse ajudar os produtores a desenvolver a piscicultura, mesmo que tenham baixa escolaridade”, explicou Josenildo.

Com um custo do investimento em torno de R$ 600,00, o estudante afirmou que seu equipamento, além de filtrar e oxigenar tanques, poderá manter a temperatura da água em boas condições e atuar na desbacterização da água de forma automática. “Funciona por eletromagnetismo e é feito com tubos de PVC e bobinas que encontramos regularmente no mercado”, comentou.

O edital nº 026/2016 é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e o Sebrae no Maranhão para selecionar projetos científicos para o TECH NORDESTE. A seleção possibilitou que alunos, professores e técnicos de instituições públicas e privadas de ensino pudessem apresentar trabalhos com propriedade industrial (patentes, desenho industrial, software, novos cultivares, marca, indicação geográfica) e apresentação de propostas (produtos, protótipos ou serviços) de caráter tecnológico inovador, preferencialmente com a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou aplicação efetiva.

Sobre o evento
O TECH Nordeste acontece até sexta-feira, 18, sempre das 14h às 21h, nas dependências do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, tendo como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina como um todo.

O evento é realizado perlo Sebrae no Maranhão e Sistema Sebrae Nordeste, com apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Emap e apoio da TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter