Certificado

TECH NORDESTE terá conferência sobre tecnologias

15 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Fábio Rocha é um dos idealizadores do Tech Nordeste

Fábio Rocha é um dos idealizadores do Hack São Luís

A ação será oferecida pelo Hack São Luís, na programação paralela do evento, que acontecerá entre 16 e 17 de novembro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana

São Luís – A tecnologia da informação tem atuado como uma importante ferramenta de desenvolvimento da sociedade e gerado soluções inovadoras para solucionar problemas do dia a dia. As tecnologias que tem permitido a melhoria da produtividade humana, inclusive em termos empresariais.

Por isso, o 1º Forúm TECH NORDESTE, que será realizado em São Luís de 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, incluiu em sua programação uma conferência de Tecnologia oferecida pelo o projeto Hack São Luís, que é formado por maranhenses que fizeram carreira no mercado de tecnologia em diversas parte do mundo.

O objetivo da ação é propor novas soluções viáveis que fortaleçam e acelere o crescimento da Região Nordeste e orientar os participantes sobre as oportunidades e as possibilidades mercadológicas nas carreiras que envolvem tecnologia, inovação, startups e inovação.

A Conferência de Tecnologia faz parte da programação paralela do Fórum TECH NORDESTE, e foi Idealizado há um ano por dois maranhenses Fabio Rocha e Humberto Moreira, que vivem nos Estados Unidos e Austrália, respectivamente, e projeto não carrega um formato preestabelecido nacionalmente ou internacionalmente, justamente para criar algo genuinamente maranhense.

“A principal motivação da equipe Hack Luís na conferência é contribuir com o estado do Maranhão e Nordeste, que apesar do potencial estratégico e natural, sofre com um dos piores índices de qualidade de vida e desenvolvimento do Brasil. Queremos educar, incentivar mais maranhenses a iniciarem carreiras em tecnologia e defendemos que a inovação é um dos melhores atalhos para acelerar o crescimento do estado”, explicou Fábio Rocha, um dos organizadores da Conferência Hack São Luís

“Vamos demonstrar estudos de casos de criação de startups ao redor do mundo, mostrar exemplos de maranhense que trabalharam, estudaram no Maranhão e tem carreiras de sucesso hoje em grandes empresas em outros estados e países, assim como replicar isso na região”, completou Rocha.

GRATUIDADE
A Conferência é gratuita e visa incentivar o empreendedorismo, mostrando cases de startups, funcionamento de ecossistemas que dão certo em diferentes lugares e contribuir com criação de startups maranhenses.

Fomentar um ecossistema local, tendo em vista a educação de capital humano com conteúdos utilizados ao redor do mundo, bem como formação de recursos humanos para acelerar o desenvolvimento do Maranhão. A programação inclui palestras voltadas para desenvolvedores de softwares e demais minicursos práticos.

O projeto Hack São Luís tem um grupo fixo de desenvolvedores de software que cresceram em São Luís e trabalham hoje em empresas de referencia ao redor do mundo, como Microsoft (EUA), Booking.com (Holanda), Móbile Embrace Austrália, The New York Times em Nova Iorque, dentre outras. Ao longo de um ano já realizaram dois grandes eventos como Hack São Luís 2015 com palestras e o Hack Day com um workshop.

“A premissa da conferência é afirmar, através de exemplos reais de pessoas que estão fazendo diferença aqui e no mundo, de que é possível construir uma carreira dentro da área tecnológica. Em minha palestra, farei uma imersão nesse mundo da inovação, lugares que respiram inovação, como isso impacta positivamente cada local e claro no Maranhão. O participante terá maior clareza de qual caminho tomar e de como pode contribuir para o desenvolvimento do da região”, afirmou o consultor do Sebrae João Silva, que iniciará a Conferência falando sobre o atual cenário de tecnologia.

Região sofre problemas para desenvolver tecnologia

O Hack traz uma discussão globalizada e com um caráter de mercado. Vai orientar participantes em especial das áreas de Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, Engenharia, Design, Publicidade e áreas afins, sobre as melhores práticas utilizadas ao redor do mundo, no tocante a inovação tecnológica.

De acordo com os membros do projeto, o Nordeste sofre com vários fatores que atrapalha seu desenvolvimento tecnológico, dentre eles, universidades sucateadas e currículos dos cursos de tecnologia da informação atrasados em relação ao que o mercado inovador necessita, economia que não estimula iniciativas de empreendedorismo e inovação como deveriam, assim não é gerado um fomento ao ecossistema local e regional. A ideia da Conferência é discutir essas e outras problemáticas, oferecer um espaço para soluções viáveis.

“O grande problema do Nordeste no quesito tecnologia e inovação também, é a retenção de talentos. Muitos dos melhores engenheiros que trabalhei são nordestinos. Temos ótimas universidades de Ciências da Computação na região, mas infelizmente, muitos dos que se destacam, acabam saindo da região, precisamos reter os que estamos formando hoje e gerar mais oportunidades” apontou Caio Gondin, membro do Hack São Luís, atualmente trabalha no The New York Times e estará falando de suas experiências de sucesso ao redor do mundo, durante a Conferência.

Essas e outras abordagens de Tecnologia da Informação serão discutidas dentro do Fórum Tech Nordeste, que será realizado entre dias 16 a 18 de novembro em São Luís, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter