Certificado

TECH NORDESTE terá painel sobre mobilidade no MA

16 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Para o presidente da Agência de Transporte e Mobilidade Urbana do Maranhão (MOB), José Artur Cabral Marques, o estado precisa implementar urgente o seu sistema de mobilidade urbana.

Para o presidente da Agência de Transporte e Mobilidade Urbana do Maranhão (MOB), José Artur Cabral Marques, o estado precisa implementar urgente o seu sistema de mobilidade urbana.

Os papos com especialistas vão discutir cada eixo temático do evento, sendo coordenados por profissionais especializados em cada área, com participação de palestrantes e debatedores.

O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste – TECH NORDESTE inicia hoje (quarta-feira, 16), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, trazendo discussões importantes em cinco eixos temáticos – Mobilidade no estado do Maranhão, Recursos Hídricos, Energia Limpa, Resíduos e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento acontece até sexta-feira, sob a promoção do Sebrae no Maranhão e Sistema Sebrae Nordeste, com apoio de parceiros institucionais.

Uma das programações desta primeira edição do TECH NORDESTE vão ser os painéis específicos que tratam sobre cada eixo temático. Agendados para acontecer durante os três dias do evento, os painéis – batizados de Papo com Especialistas, vão estar sob o comando de profissionais especializados nas temáticas, com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional, além de debatedores com know-how na área.

No Papo sobre Mobilidade, por exemplo, o TECH NORDESTE vai discutir de forma abrangente e aprofundada a problemática da mobilidade no estado do Maranhão, logo no primeiro dia do evento, das 16h às 19h30, no auditório Terezinha Jansen. Diferente dos demais, este eixo temático vai abordar exclusivamente os problemas e soluções para o estado do Maranhão, levantando questões sobre a locomoção de pessoas, o escoamento de produção e o tráfego de informações como fundamentais para a viabilidade do desenvolvimento e sustentabilidade do estado.

Para o presidente da Agência de Transporte e Mobilidade Urbana do Maranhão (MOB), José Artur Cabral Marques, que vai participar da discussão durante o painel desta quarta-feira, 16, apesar das mudanças no sistema de mobilidade não serem fáceis de implantar e tão pouco serem de baixo investimento, um planejamento a médio e longo prazo, prevendo alternativas viáveis para melhorar a situação do sistema, precisa ser implementando o quanto antes.

“A criação de um Sistema Metropolitano de Transporte gerido pelo Governo do Estado e pelos municípios, propiciará a integração de modais e facilidade aos usuários do transporte público. A adequação do sistema viário para transportes não poluentes é uma necessidade imediata e um planejamento urbano com participação efetiva de agentes públicos e privados pode ser o principal instrumento na busca de soluções. Todos os debates sobre este tema são fundamentais para a compreensão do problema pelos formadores de opinião. A solução começa na compreensão”, acredita Cabral.

O mestre em administração, professor e coordenador da especialização Gestão Portuária da UFMA, Sergio Cutrim, vai trazer informações relevantes sobre logística portuária e sustentabilidade durante o painel e acredita que fóruns como o TECH NORDESTE são essenciais para busca de soluções eficazes.

“O planejamento dos sistemas de transporte é a nossa principal dificuldade e, tanto os órgãos governamentais quanto as empresas podem contribuir com a oferta de soluções e de transportes mais eficientes e verdes. Em tempos de facilidade de busca de informações com a internet, o nível de discussão e aprofundamento de debate é muito baixo. A importância está em trazer para o Maranhão especialistas que irão contribuir em uma discussão qualificada sobre a temática”, aponta Cutrim.

Após a temática da Mobilidade, o Papo com Especialistas está agendado para a quinta-feira, dia 17, com discussões sobre Recursos Hídricos (das 14h às 17h30) e Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC (das 17h45 às 21h15). Na sexta-feira, dia 18, é a vez de Resíduos (das 14h às 17h) e Energia Limpa (das 17h45 às 21h15). Os painéis acontecem sempre no auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Sobre o evento
A proposta do TECH Nordeste é criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste com objetivo de construir conteúdos qualitativos de soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina como um todo.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, durante os três dias do evento serão discutidas temáticas importantes para a construção de um futuro melhor para a região. “Para isso, precisamos tomar atitudes agora, traçando metas, discutindo possibilidades e pensando as organizações de forma sustentável”, afirma.

A programação do TECH Nordeste acontece sempre das 14 s 21h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O evento é uma realização do Sebrae no Maranhão e Sistema Sebrae Nordeste, com apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Emap e apoio da TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter