Certificado

Uema apresenta solução para melhoria do trânsito nas cidades

28 de novembro de 2016
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
O professor do curso de Engenharia da Computação da Uema, Carlos Henrique Oliveira, apresentou o Projeto Urca aos participantes do TECH NORDESTE.

O professor do curso de Engenharia da Computação da Uema, Carlos Henrique Oliveira, apresentou o Projeto Urca aos participantes do TECH NORDESTE.

Projeto apresentado durante a primeira edição do TECH NORDESTE pretende ser uma alternativa para caos no trânsito e redução do uso dos carros nas vias de acesso.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do curso de Engenharia de Computação, apresentou o projeto Uso Racional de Carros nas Cidades, o Urca, aos participantes da primeira edição do TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste, realizado de 16 a 18 de novembro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. A palestra de apresentação do projeto foi conduzida pelo professor do curso, Carlos Henrique, que expôs o projeto em andamento e os benefícios a longo prazo para a o estado.

“Sabemos que o trânsito é um problema que afeta não somente as capitais, mas também as cidades menores em todo o mundo. O Urca é uma solução viável, barata e que vai trazer mais fluidez ao trânsito, além de melhorar a qualidade de vida e a redução do estresse dos motoristas”, explicou o professor Carlos Henrique Oliveira.

O projeto nasceu em 2011, idealizado por alunos do curso de Engenharia de Computação da Uema e concebido como uma solução para as cidades inteligentes, tratando especificamente da geração de mobilidade urbana. O Urca contribuirá para diminuir a quantidade de carros nas ruas e avenidas das cidades, por meio da solução do ‘carro carona’ – a ser regulamentado pelas instâncias competentes, tendo como principais benefícios a diminuição dos gases poluentes do efeito estufa e um ar mais respirável.

De acordo com o escopo, o Urca busca desenvolver tecnologia para uso de carros e vias de modo racional, gerando mobilidade urbana e qualidade de vida da população, por meio de aplicativos e dispositivos eletrônicos. Em fase de implementação de conceitos, a Uema pretende chamar o órgão regulamentador para apresentar a solução em breve e conseguir resultados satisfatórios em prol da cidade e estado.

“Eu não conhecia o projeto, moro em São Luís, mas não tinha ideia da dimensão que o Urca pretende gerar na promoção de qualidade no trafego. Gostei da ideia. Foi importante participar do Tech Nordeste porque adquiri novos conhecimentos, vi novas ferramentas tecnológicas que poderei usar até no dia a dia, para contribuir na aceleração do crescimento do Maranhão”, comentou a estudante Camila Martins.

Sobre o evento
O TECH Nordeste teve como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, foram 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço onde se concentraram 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O evento contou com o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.
Área de anexos

Não perca tempo, participe!


Antecipe seu credenciamento e evite filas no acesso ao evento. Basta inscrever-se gratuitamente aqui no site e comparecer ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
As capacitações não terão inscrições prévias. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.


Programação Certificado
Parceiros
Infortask UFMA IFMA UEMA TVN FAEMA FAPEMA EMBRAPA Enova Pitagoras Hack São Luís
Apoiadores
SENAI EMAP SECTI
Realização
Sebrae
fique por dentro do evento
Assine nossa newsletter